segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Área Promissora 1: Finanças


Como foi citado na postagem anterior,existem quatro áreas principais consideradas promissoras, para a Engenharia de Produção, em função do dinamismo e de suas altas taxas de crescimento.

A primeira delas é a área de FINANÇAS:
A maioria das instituições financeiras (bancos, corretoras, bancos de investimento, seguradoras) tem preferido contratar Engenheiros de Produção à economistas. Por que?

Porquê hoje um bom analista de investimento deve possuir além de uma visão global do ambiente em que uma empresa está atuando uma forte base matemática para desenvolver e utilizar os diferentes modelos de análise de investimento.

Um bom analista de investimentos sabe que um empreendimento de sucesso está quase sempre associado a uma equipe de gestores altamente competente e qualificada. Este analista de investimentos deve, portanto, ser capaz de reconhecer e identificar esta competência da equipe responsável pelo desenvolvimento do empreendimento e isto só se consegue com uma formação diversificada, que inclua conhecimentos sobre a gestão de recursos humanos, que o engenheiro de produção possui e outros profissionais não.

Além da análise de investimentos, os instituições financeiras tem procurado os engenheiros de produção recém-formados para trabalharem nas suas mesas de bolsa e mercado aberto. Os profissionais destas áreas devem ter uma sólida formação matemática e alto grau de raciocínio lógico e abstrato, requisitos mais facilmente encontrados nas áreas ligadas à engenharia.

Para solidificar a informação, dos formandos da UFRJ, mais de 50% dos engenheiros de produção são contratados por empresas desta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário