Quem somos?
Somos uma organização do terceiro setor, ou seja, atuamos em situações onde o Estado se mostra ausente.
O Engenheiros Sem Fronteiras existe em vários países desenvolvidos, e tendo em vista a nova situação do nosso país, tornou-se obrigatório a criação do Engenheiros Sem Fronteira - Brasil. O ESF-Brasil trabalha com o sistema de Núcleos. Há uma gerência nacional que coordena os núcleos. Os Núcleos, por sua vez realizam projetos de engenharia oferecendo infraestrutura, saneamento básico, educação ou serviços ambientais a fim de promover melhoria da qualidade de vida da população. Entre os projetos desenvolvidos, está a instalação de aquecedores solares em creche, melhoria na qualidade do atendimento em hospital, melhoria da qualidade de vida de idosos em asilo. Portanto, contamos com o apoio de empresas, governo e, principalmente, da comunidade, para continuarmos crescendo e prestando nossos serviços. Enfim, levando conhecimento e trabalho sério onde é necessário e com isso, construindo um mundo melhor.
História
Os primeiros Engenheiros Sem Fronteiras surgiram na França nos anos 80. A ideia se espalhou e nos anos 90, surgiram na Espanha e Itália. No final dos 90, o Canadá também criou o seu grupo, que logo auxiliou na criação de um no Reino Unido. Em 2001, surgiram o Engenheiros Sem Fronteira dos Estados Unidos.Esta organização cresceu muito e se dividiram, criando-se assim o grupo dos Engenheiros Por Um Mundo Sustentável. O movimento cresceu e surgiu em vários outros países, como na Argentina, Alemanha, Suécia. Fazendo-se necessário a criação de uma rede unificadora. Surgiu, então os EWB-International, uma organização com o intuito de estimular a troca de ideias entre as diversas instituições, conectar os profissionais para contribuir com a criação de uma nova geração de engenheiros, mais preocupada com as causas sociais e mais atuante no cenário mundial.
Há, atualmente, mais de 40 grupos nos mais diversos países do mundo: Jordânia, Iraque, Ghana, Burundi, Camboja, Uganda e até Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo. No Brasil, o grupo é recente, mas já atuante. Fruto da experiência de um estudante Brasileiro em Nova York. A administração dos ESF-Brasil localiza-se em Viçosa, Minas Gerais e os núcleos não param de surgir em todo território nacional. Atuamos com projetos diversos na área de engenharia, para levar estrutura, desenvolvimento e conhecimento onde ele é mais necessário e assim contribuímos para o desenvolvimento e crescimento da nossa nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário