quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Qual a diferença entre Administração e Engenharia de Produção?


Apesar de diferentes, não se pode negar semelhança entre a Administração e a Engenharia de Produção. Como ambos exigem sempre a tomada de decisões, essas duas áreas profissionais são confundidas e equiparadas na maioria das vezes.
Segundo Taylor, o profissional da Administração possui quatro funções básicas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Estes conceitos são aplicados ao uso de recursos a fim de alcançar os objetivos pré definidos. De uma forma prática, os objetivos são alcançados através da utilização de recursos, sejam eles pessoas, materias e até mesmo o tempo, para a tomada de decisões.
Por outro lado, a Engenharia de Produção, além de aprender e pôr em práticas essas funções administrativos, enxerga uma organização como um todo, analisando e corrigindo portanto uma eventual falha, ou aperfeiçoando o que já está em ordem. Estes conceitos se aplicam ao arranjo físico da empresa, as linhas de produção, ao processo administrativo, ao setor de recursos humanos e ainda ao setor financeiro. Ainda, esta Engenharia permite a área exata andar de mãos dadas com as ciências humanas.
Em outras palavras, a Engenharia de Produção é uma área muito mais abrangente que a Administração, por possuir mais vertentes a serem seguidas. Em suma, o Engenheiro de Produção é formado para pensar globalmente, equilibrando e interligando os setores que compõem uma organização.

"A Engenharia de Produção, observada na ótica de mercado, parece um exemplo de sucesso no campo das Engenharias." Emmanuel Paiva de Andrade- UFF

18 comentários:

  1. Discordo!!

    Engenharia foca em soluções técnicas, números para coleta de índices e enxergam pessoas como sendo números ou peças de maquinas. Não costumam andar de mãos dadas com as ciências humanas como foi dito
    Administração é tudo isso porem enxerga pessoas como pessoas e não é uma ciência exata como Engenharia e nem ciências humanas como Psicologia, pois nenhuma dessas sozinha seria capaz de enxergar uma organização como "um todo" por isso a Administração é considerada "Ciências Aplicadas" pois esta sim, possibilita na prática, que se coloque a fogo todas as teorias das duas ciências citadas acima de forma extremamente eficaz.

    ResponderExcluir
  2. Cara que blog idiota hauhau
    Administração o cara aprender de tudo é considerado o curso mais abrangente (por isso quem não sabe o que fazer escolhe esse pq estuda praticamente de tudo) e o cara vem me falar que engenharia de produção é mais abrangente, outra coisa é a que o administrador é exatamente formado pra ver de forma global sendo capaz de analisar e implementar mudanças visando aumentar a competitividade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo completamente. A administração está voltada a tomar decisões de maneira limitada, sempre voltada ao setor administrativo. O engenheiro de produção, além de ser um administrador, possui todo o conhecimento sobre engenharia e uma visão mais abrangente, porque ele conhece o "todo". Pode-se comprovar isso pela grade curricular de ambos, no curso de engenharia de produção devemos ter os fundamentos principais das engenharias, como: mecânica, elétrica, civil e outras. Nossa função é analisar qualquer problema de maneira global e, para isso, deve-se saber um pouco de tudo.

      Excluir
    2. Você pode até ter visto elétrica, mecânica, civil, porém de maneira muito superficial, além de não ser engenheiro mecânico, elétrico ou civil. Você disse bem, um pouco de tudo e nada estudado em profundidade.

      Excluir
  3. Eu discordo de vocês. Eu estudo administração e tenho consciência que eu não tenho conhecimentos como um engenheiro possui. Engenheiros de produção estudam propriedades físicas e químicas de um produto, além de outras propriedades.
    Eu não faço produção pq tenho nojo das físicas e químicas! Por isso faço adm. hauhauaha
    Mas eu achei legal a ideia do blog!

    ResponderExcluir
  4. Todo profissional, independentemente de área, precisa ter os requisitos mínimos da faculdade de administração, ou advindos de estudos e/ou do seu perfil/próprio esforço no desenvolvimento. Ambos cursos são generalistas que permitem àqueles sem alguma predileção ou definição da carreia a seguir, capacitarem-se minimamente em diversas áreas e atuações importantes para as corporações e ao cotidiano. O grande diferencial entre esses cursos estaria na instituição. Mas, como o ensino no país é mercadológico, o fator determinante de formação é o próprio interessado. Vale ressaltar que muitos não seriam capazes de encarar cursos sérios de engenharia. Temos que reconhecer que excelentes administradores e engenheiros de produção se sobressaem. Vários aspectos norteiam os sucessos individuais profissionalmente. Destaco a capacidade de flexibilidade de atuação e de aprendizagem. Sucessos na escolha e empreendimentos ...

    ResponderExcluir
  5. A engenharia de produção tem como base também voltada as tecnologia, desenvolvimento, projetos informação e conhecimento sobre o futuro, e com os aspectos das pessoas em forma de gerenciamento mais avançado. Que vê em meio a competitividade dos mercados para desenvolver seu projetos tecnológicos.

    OBS: (Bom, isso é só uma base de uma minoria uma pequena parte de conhecimento que muitos não levam em conta)

    ResponderExcluir
  6. Discordo com as afirmações dessw blog, pois a administração também " ver o todo", e não só a engenharia viu. O curso de administração é o curso mais completo que existe, então a autora do blog deve estudar mais um pouco para saber o que é administração de verdade, e não ficar falando besteira.

    ResponderExcluir
  7. O curso de administração é ótimo mas infelizmente a grande maioria dos administradores não são valorizados no mercado como mereciam. Já o engenheiro de produção é o engenheiro, não precisa falar mais nada.

    ResponderExcluir
  8. Quanta bobagem sendo dita... brincadeira.

    O Engenheiro que faz tudo o que o Administrador faz, por favor, poste seu nome todo e CPF, pois vou imediatamente denunciar ao CRA e, este, responderá por processo de exercício ilegal da profissão. Não se iludam, nesse ano mesmo mais de 500 pessoas foram processadas no Rio de Janeiro. Então tomem cuidado com a besteira que andam dizendo.

    A maioria dos Engenheiros mal sabem o que é Gerência e, pelo incrível que pareça, mal conhecem o propósito e a origem da Engenharia de Produção. Isso que vocês chamam de Engenharia de Produção na verdade é Industrial Engineering, ou seja, literalmente Engenharia Industrial. Logo, vocês, engenheiros, não são formados para serem administradores, são formados para atuar somente nos setores industriais ou específicos da engenharia. Administrativo e organizacional, absolutamente NÃO.

    Antes de falar bobagem, vejam as grades de Administração e comparem com as de Engenharia. Notaram que os 3 anos do ciclo básico da engenharia só faz sentido para a área industrial. Já administração estuda gestão, matemática e ciências sociais e humanas desde o início. Só a parte de gestão em Administração é muito mais presente (até duas vezes mais presente) do que em Engenharia de Produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até a parte contábil, custos, financeira e econômica no curso de Administração supera o de Engenharia.

      O problema é que o Brasil ainda mantêm os traços herdados do colonialismo. Como muitos teóricos da administração brasileira estudam, o Brasil é um país altamente personalista, paternalista e concentração de poder (além de outros traços que não me cabe aqui comentar). Em função disso, criam hierarquias que não existem, como a superioridade emblemática e fictícia entre o Médico Psiquiatra e o Psicólogo, entre o Médico Endocrinologista e o Nutricionista, entre o Médico Clínico Geral e o Enfermeiro, entre o Médico Ortopedista e o Fisioterapeuta, etc...

      E não é diferente, equivocadamente, entre o Engenheiro de Produção e o Administrador. E não por coincidência, em nosso país administrador por engenheiros de produção, temos as empresas estagnadas, sendo engolidas pelos estrangeiros.

      Excluir
    2. Ótima resposta. Infelizmente em nosso pais temos essa falha criar essa hierarquia que realmente não existe, aos invés de nós preocuparmos em trazer soluções para a organização.

      Excluir
  9. Sou administrador e especialista em engenharia da produção. Presto consultoria e sou auditor de sistemas de qualidade nas indústrias. Como experiência, posso lhes dizer, os dois cursos andam juntos, porém com enfoques diferentes: Eng. com foco na solução de problemas com base quantitativa e o Adm. com foco na solução de problemas com base qualitativa.

    ResponderExcluir
  10. Texto raso e tendencioso. Afirmar que Engenharia da Produção é uma área "muito mais abrangente" que administração só revela a desinformação do autor.

    ResponderExcluir